Linja

O desafio perfeito para quem gosta de puxar pelos neurónios

Linja

Linja é o desafio perfeito para todos aqueles que gostam de puxar pelos neurónios, mas que gostam de o fazer com conta peso e medida porque, como se sabe, há que ter em atenção a necessidade de preservar a integridade e longa vida dos fusíveis do cérebro. Linja opõe dois adversários em partidas de apenas quinze minutos, podendo os jogadores começar a desforra logo a seguir.

Cada jogador recebe 12 peças que terá de, através de movimentos bem estudados, colocar no último reduto do campo adversário. Estas peças terão de conquistar terreno, marcado por varas de bambu, com movimentos determinados pelo número de peças que ocupam um determinado espaço e não por um dado, o que elimina desde logo o factor sorte da experiência.

Parece complicado, mas as regras demoram 3 minutos a aprender, o que torna Linja no jogo ideal para levar para todo o lado, até porque não ocupa grande espaço, acabando por caber sem dificuldade em qualquer mochila.

Olhando para Linja, a estrutura do campo de jogo faz-nos lembrar, à primeira vista, o ancestral e muito apreciado Gamão. A comparação não é de todo exagerada, até porque enquanto se joga Linja o raciocínio que dedicamos para cada jogada é, em muito, idêntico ao jogo originário do Médio Oriente. No entanto as diferenças tornam-no num desafio único e bastante diferente que vale a pena aprender, ensinar e, claro, viciar-se.

Criado por Steffen Mühlhaüser

Gostou de Linja?
Ento tambm vai gostar de:
Mano a Mano

Mais Jogos