Kaleidos

Uma versão revista e aumentada do melhor clássico dos jogos de letras, o STOP. Um mimo.

Kaleidos

Um dos jogos de palavras mais jogados é o STOP. Uma letra é dada como ponto de partida e todos os jogadores terão de escrever palavras começadas por essa letra em diversas categorias, como países, frutos, nomes, filmes, capitais, cores, etc.

Kaleidos apanha esse espírito e altera alguns conceitos. O que se pretende agora é que os jogadores olhem para uma estampa cheia de desenhos, tantos que o cérebro tem dificuldade em os processar a todos. Depois os jogadores terão de escrever tudo o que vêem desde que as palavras comecem com uma certa letra pré-definida. O problema é que o tempo é curto aumentando assim a pressão e, no meio de tantas imagens, o pobre do jogador perde-se, esquece-se do nome das coisas e tem bloqueios humilhantes que o deixam paralisado e a tremer.

O truque é ver mais além do que aquilo que é representado. Imagine que está submetido à letra “T”. Os seus olhos procuram sedentos no meio dos desenhos objectos que comecem por “T”. Está lá uma raquete e você despreza-a porque andou na escola e sabe muito bem que raquete começa por “R”, com ou sem acordo ortográfico. No entanto, o seu sobrinho de 10 anos, que é um gavião, escreve a palavra “Ténis”. Ele amealha os pontos correspondentes por ter visto uma coisa que mais ninguém viu. Por outro lado a mesma raquete podia servir para “Pete Sampras” caso a letra pré definida fosse um “P”.

O espírito do jogo é este e acredite que se vai divertir ainda mais do que nos tempos em que andava na enciclopédia à procura de capitais começadas por “Q” para se armar ao pingarelho no jogo do STOP.

Kaleidos venceu vários prémios internacionais e dá para tantos jogadores quantos queiram jogar. Um mimo.

Criado por Spartaco Albertarelli

Gostou de Kaleidos?
Ento tambm vai gostar de:
Mamma Mia!
Pânico no Zoo

Mais Jogos